Buscar
  • Fernando Goncalves

Sobrevivente ou Vítima, onde você se encaixa ?

Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Isaías 40:29-31



Estamos em meio a grandes guerras, céu x inferno, carne x espírito, religião x evangelho simples, mentira x verdade.


Nestas guerras precisamos saber quem somos, como estou desempenhando meu papel nisso tudo, preciso olhar para mim e ver, discernir e agir, pois só eu posso prosseguir em direção ao propósito de Deus. Toda guerra tem sobreviventes e vítimas, e você hoje poderá discernir qual situação em que você se encontra.


Vivemos uma época em que muitos tem se sentido frustrado, na sua igreja, no seu chamado, no propósito em que Deus chamou, pessoas a qual nosso Deus fez promessa. Sabemos que toda chamada, toda promessa, passa pelo teste do tempo, onde nossa perseverança é testada, e aí neste tempo e que vem as batalhas, as pelejas, decepções.


Nesse tempo o inimigo não procura ferir na carne, mas na alma, pois o ferimento na carne você vê ser cicatrizado, mas na alma dificilmente se vê, ou melhor dizendo se aceita, por que se não é visível, não importa, mas estamos errado em pensar deste modo.


Assim a mágoa e o ressentimento vai sendo armas do inimigo, para tentar corromper o Caráter de Cristo e imprimir o caráter satânico, que vai minando devagar e frustrando os filhos de Deus, nesse momento que você entender qual papel você deseja exercer , de

sobrevivente ou vítima.




Vítima




São aquelas que a partir de uma experiência de dor, passam a sentir-se impotentes, não tem força pra mudar a situação, se sentem derrotadas, tem um caráter vingativo e a síndrome de coitadinho, são pessoas que precisam que outros sintam pena delas.



Foi ferida mortalmente e agora ela quer que as outras pessoas passem por esta dor, se sente rejeitada, qualquer ação ao seu redor precisa que seja ela o centro das atenções, caso contrário o seu mundo cai.


Meu querido você é a coroa da criação, Deus parou o universo para lhe criar, você não pode ser uma pessoa mimada, mas é um guerreiro na fé, não permita que essa ferida em seu coração corrompa a glória de Deus que esta dentro de você:


E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Romanos 8:11






Sobrevivente



São aqueles que apesar da dificuldade mantém seu poder pessoal (caráter) e a sua fé, ou seja são pessoas que também foram feridas mas entenderam o propósito, pessoas que sabem que o tempo é somente o agir de Deus para fortalecer e fazer renascer a identidade de Jesus em nós.


Imagine Davi receber a promessa com 17, sentar no trono de Judá aos 30 anos e no de toda Israel aos 40 anos, ou Moisés que já nasceu com a promessa de libertador, aos 40 mata um egípcio para defender o seu povo, e mesmo assim acusado pelos seus semelhantes, fugiu para o deserto.


Então aos 80 encontra com a sarça ardente e deixa de ser um assassino fugitivo e se torna o libertador do povo de Deus, ele se torna Deus na terra (Êxodo 4-16) ou Abraão receber a promessa com 75 anos e com somente aos 100 anos vê ela se cumprir, o sobrevivente, não olha as circunstâncias, pois as circunstâncias vem acompanhado de adversidades, mas olha a promessa.





Vítimas têm traumas X Sobreviventes Cicatrizes



Traumas mostram que a ferida ainda esta aberta e que isso lhe impedem de ver o propósito, pois você precisar ser tratado, você precisa voltar a se socializar com pessoas, ter comunhão com seu irmão, o trauma lhe causa uma dependência de aceitação, mas quando é confrontado por isso, se abate, entenda Jesus esta aqui, para acabar com isso pois ele já te aceitou te amou e está te preparando para ir morar com ele na glória, o trauma te torna escravo do pecado, rancor, vingança mas o amor de Jesus te liberta disso.


Cicatrizes mostram que a ferida esta fechada e sarada e é a marca que você passou pela peleja, foi ferido, mas sobreviveu, Davi tinha suas feridas, era rejeitado pelos irmãos, mas mesmo assim enfrentou um leão e uma ursa faminta para defender as ovelhas de seu pai, ainda que não era honrado em casa, ele sabia que tinha que defender as ovelhas que o pai confiou .


Todo lugar cicatrizado é um lugar morto, pois nada mais nasce ali, mas ele era um sobrevivente, pois o desprezo dos irmãos o feria, mas não o matou. Davi era um sobrevivente, ele sabia do amor do seu pai, por que o pai tinha deixado sempre um lugar na mesa para ele, talvez pessoas com traumas vão querer te ferir, mas seja um sobrevivente.



Vítimas se fecham não querem ninguém por perto prefere a solidão ( Elias indo para caverna , depois de ferido pela afronta a de Jezabel ) o trauma traz cansaço e depressão, Elias depois do grande desafio onde ele clamou e desceu fogo do céu , uma palavra que sai da boca de Jezabel foi com uma espada aguda em seu coração.


Sobreviventes buscam a comunhão até mesmo com aqueles que lhe desprezam, a mando de seu pai Davi foi ter com seus irmãos, mesmo que esses o afrontasse Davi sempre foi tranquilo


, os sobreviventes nunca retornam às afrontas com agressão mas sim com afeto e prudência, os sobreviventes não tem medo da peleja, o gigante causou traumas em suas vítimas, mas o sobrevivente foi para desafio, não temas querido Deus é contigo.


Pessoas com traumas tem medo do gigante pois confiam em suas armas que são insignificantes, sabe por que entretenimento não derruba gigantes? Pois a motivação e insignificante, entretenimento não leva ao arrependimento, baladas não cura decepções, vitima pagam ingresso, filhos pagam preço, vítimas chama a atenção com sua carne e até sensualidade, mas o sobrevivente entra no quarto e adora e atrai a presença do pai.


Na bíblia os sobreviventes na tinham medo, pois confiavam no Senhor, que estava ao se lado quando derrotou o leão e a ursa.


Jó eram sobrevivente, pois em meio a tudo que aconteceu ele manteve sua fé em Deus , ainda que tinha que se limpar com cacos de telha, das casas dos filhos que morreram e da sua que foi destruída ele manteve a fé em Deus.


Amado, Deus através da sua vida tem frustrado os planos de satanás, durante sua história de vida, não importa o que você foi no passado, você não é um fracasso, você é um plano que vem dando certo, você é filho de Elohim Javé T´shabaot o Senhor dos Exércitos, ele tem esse título no antigo testamento, pois assim mensuraram o seu poder infinitamente.

E aí já sabe o que você é?


Pastor Fernando Gonçalves





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo