Você delega o trabalho? Ou toma para si?
- Fernando Goncalves

- 17 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2022
A IMPORTÂNCIA DE DELEGAR

“E tu dentre todo o povo procuro homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez;
Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.” (Êxodo 18:21–22)
PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA
Os líderes sábios usam o princípio da delegação para ajudar as pessoas a quem eles servem a alcançar metas justas e tornar-se mais semelhantes a Jesus Cristo.
Durante Seu ministério mortal, Jesus Cristo delegou responsabilidades a Seus discípulos e deu-lhes autoridade. Por exemplo: Ele encarregou Seus apóstolos de “[curar] os enfermos, [limpar] os leprosos, [ressuscitar] os mortos, [expulsar] os demônios”.
(Ver Mateus 10:5–8.)
O Apóstolo Paulo escreveu: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.
(Efésios 4:11–12)
PRINCÍPIO DE UMA BOA LIDERANÇA
Se formos bons líderes, dividiremos com outras pessoas a nossa carga. Ao delegar certos deveres, estamos dando a outros a oportunidade de servir. O sogro de Moisés, Jetro, deu-lhe um importante conselho sobre o propósito da delegação.
Ler Êxodo 18:13–23. Que razões apresentou Jetro a Moisés, para que este delegasse responsabilidade a outros? (Ver os versículos 18, 21–23.) Como essas mesmas razões se aplicam a nós, hoje em dia, no cumprimento dos chamados na Igreja?
Quando delegamos responsabilidades, autorizamos outros a nos representar. Damos a eles poder e autoridade para agir por nós. Na Igreja, podemos pedir-lhes que dirijam uma reunião, leiam uma escritura, contem uma história, façam a decoração ou ajudem de outra forma. No lar, podemos designar tarefas aos filhos, tais como ajudar a fazer a comida, limpar, plantar etc. Fazemos isso por saber que não podemos realizar tudo sozinhas e porque assim damos a outros oportunidade de crescer e desenvolver seus talentos.

Se delegarmos com sabedoria e aceitarmos as responsabilidades que nos são delegadas, seremos capazes de trabalhar em harmonia e estaremos em condições de servir melhor ao Pai Celestial, porque faremos nosso trabalho com maior rapidez e eficiência. Bons líderes conseguem resultados mais satisfatórios quando pedem ajuda a pessoas com diferentes talentos e aptidões.
Você sabia que delegar funções:
é a chave para uma boa liderança cristã?
Delegar funções é essencial para manter um alto nível de produtividade, ajudar outras pessoas da equipe a crescer e a se desenvolver, além de permitir que você faça um melhor uso do seu tempo e habilidades.
A delegação de funções exige que toda a equipe do ministério tome decisões e seja responsável pelos resultados. Sendo assim, muitos líderes nas igrejas têm dificuldades em delegar tarefas, principalmente por medo de falhas na execução das atividades.
No momento de delegar, lembre-se:
Distribua funções que sejam coerentes para cada líder ou pastor auxiliar. Tenha cuidado para que ninguém fique com muitas tarefas ou com a ausência delas;
Seja sábio no momento de escolher as pessoas para quem as tarefas serão delegadas. Pare e reflita: essa pessoa tem perfil para executar essa função? Ela fará com excelência?
Confie nas pessoas para quem você delegou tarefas. Esteja ciente de que eles precisam do espaço deles para trabalhar, e que às vezes eles não farão as coisas da mesma maneira que você faria.














Comentários